segunda-feira, 24 de maio de 2010

Plaquetas no Sangue

As plaquetas são fragmentos da célula que estão presentes no sangue.

Como são formadas as plaquetas

As plaquetas são formadas na medula óssea sua produção é estimulada pelo trombopoietina formado no fígado.

Função das plaquetas no Sangue

A principal função das plaquetas é participação do processo de coagulação sanguínea.
As plaquetas também são chamada de trombócito.

Quantidade Plaquetas no Sangue

Um pessoa normal tem entre 150.000 à 400.000 plaquetas por mm3 de sangue, uma pessoa com um volume menor de 150.000 pode sofrer sérias consequências de saúde.

Já que as plaquetas percorrer a corrente sanguínea fazendo a limpeza, quando o número de plaquetas cai a pessoa pode desmaiar e senão for socorrida a tempo poderá morrer.

Tempo de Vida das Plaquetas

As plaquetas ficam circulando no sangue entre 9 a 10 dias, depois são sequestradas e destruídas pelo Baço,

Sintomas das Plaquetas baixa

- manchas roxas ou esverdiadas no corpo
- sangramentos
- tonturas

Plaquetas e o Baço

O Baço é um importante órgão que ajuda na renovação das plaquetas no sangue e o seu mal funcionamento pode fazer com que a produção de plaquetas seja diminuida, o que trará grave consequência a saúde da pessoa.

Porque o Baço é tão importante?

Porque o Baço controle e destróia as células do sangue que serão renovadas.
O Baço possui duas partes uma parte branca que trabalha na defesa ou seja imunização criação de anticorpos que ajudam a combater as infcções e a parte vermelha que tem a funções de remover as células inúteis do sangue como exemplo as hemácias defeituosas. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxCBFgJLkmg69LD_NGS32yFnmYR8Sp2VcAEI1Io1HFm-2wYCltV1qVHPYn7J_fmQl29XxXArt8IEAunztGfZhICJGXGXq4PSrH2niNNZH-F3BO8MkoKrFTJNBguZ9qyZ77VzX3KAx0xJ2_/s400/sangue_const_areal.png O sangue contém grande quantidade de plaquetas e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese.

Através de uma agulha colocada na veia do braço do doador, o sangue é bombeado para o interior de um equipamento o qual irá separar o sangue nos seus constituintes. O equipamento irá reter apenas parte das plaquetas, devolvendo para o doador as células restantes. Todo o processo dura cerca de 90 minutos. A doação de plaquetas ajuda a muitas pessoas, principalmente as que sofrem de leucemia e outros tipos de câncer. E pode ser realizada a cada semana. A reposição é rápida; é feita em apenas 72 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário