sexta-feira, 26 de outubro de 2012


A Diferença entre o alcoólatra e o degustador de vinhos

Existe um abismo que separa o degustador de vinhos do alcoólatra” são tipos de pessoas diferentes. Na época em que eu era consultor, jamais vi ou fiquei sabendo de algum verdadeiro degustador de vinhos embriagado, eu disse bem: Verdadeiro!, Pois há muitos alcoólatras que se passam por degustadores de vinhos para abastecer seu vício terrível por álcool.

O degustador de vinhos aprecia a bebida, procura saber detalhes sobre como foi feito aquele vinho, como foi a safra, o envelhecimento, o engarrafamento, o tipo de rolha usada, enfim o universo que envolve o mundo do vinho.

O alcoólatra pouco se importa com o que irá beber, a condição única é que a bebida contenha álcool.

O degustador de vinhos pode ficar meses sem provar a bebida, sem que isso lhe cause algum sofrimento ou efeito colateral, eu mesmo tomo 3 vezes por ano apenas, e me considero um degustador por provar aquele vinho com atenção e respeito por quem o fez. Nós, degustadores, não estamos “amarrados na bebida em si” mas sim em todo o contexto que envolve a vitivinicultura, até mesmo o estudo do solo, condições climáticas, a variedade de uva cultivada, etc...

O Alcoólatra necessita do álcool diariamente, ainda que aquela bebida não contenha a qualidade desejada por quem a bebe, o importante é a graduação alcoólica, quanto maior mais atraente é.

O degustador de vinhos tem a prática da degustação como um hobby, um momento de prazer, e o mesmo gosta de compartilhar a experiência vivida com aquela degustação com os amigos degustadores ou com outras pessoas que gostam de vinho.

O alcoólatra necessita da bebida devido sua patologia, não compartilha de seu momento e às vezes faz o consumo da bebida escondido da sua família/amigos.

O degustador de vinhos está em constante aprendizado, sempre buscando saber das novidades do setor vinícola, lendo livros, revistas, sites e blogs.

O alcoólatra está em constante desespero, sempre pensando em como irá conseguir a próxima bebida, deixa de aprender, perde o interesse pelos livros, revistas, e às vezes até a família.

Creio que a frase do imortal Dr. Sérgio de Paula Santos resumiu muito bem tudo aquilo que eu descrevi nos parágrafos acima, mas preste muita atenção, a escolha é sua, qual seu perfil? De um degustador de vinhos ou de um alcoólatra? Fique atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário