quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Caipirinha é uma marca nacional


Servida em quase todos os bares e restaurantes brasileiros, a caipirinha já se tornou um símbolo nacional. A fama dela como bebida brasileira já se estendeu até para outros países. Por aqui, ela se tornou tão popular que até ganhou outras versões, como a caipiríssima, que é feita com rum, e a caipivodca, feita com vodca

A receita mais conhecida é feita com cachaça, limão (geralmente o limão taiti), açúcar e gelo. Costumam ser preparados apenas um copo de cada vez para que a proporção entre os ingredientes seja perfeita. Abaixo, ensinamos a preparar a receita tradicional e também outras variações, como a caipirinha de café, que é saborosa e pode ser encontrada em muitos bares.

Caipirinha tradicional

Ingredientes

1 limão taiti com casca, lavado e sem as pontas
2 colheres de açúcar
5 cubos de gelo
50ml de cachaça branca

Modo de preparo

Corte o limão ao meio e retire o miolo. Corte em fatias finas e coloque em um copo de vidro baixo. Adicione o açúcar e amasse. Adicione o gelo e a cachaça. Misture bem com uma colher ou palito de madeira. Sirva em seguida.

Dica: para fazer a caipiríssima ou a caipivodca, substitua a cachaça pela mesma quantidade de rum, ou vodca, respectivamente. Também podem ser usados saquê, tequila ou licor beirão (licor português). Alguns bares estão inovando e servindo versões de caipirinha de outras frutas. Nesse caso, substitua o limão pela fruta de sua preferência. Fica muito bom com jabuticaba, maracujá, kiwi, morango, uva e abacaxi.



Não permitamos que matem a alma da caipirinha: a cachaça.

Feita com uma boa cachaça de alambique, ela pode ser tão nobre e suave quanto qualquer outro coquetel.

É hora de beber a caipirinha do jeito que ela foi feita. Assim a salvaremos.
Missão
A nossa missão é respeitar o lugar da cachaça na caipirinha. Uma bebida unica, deliciosa e 100% brasileira, não deveria ser confundida com outros coquetéis com destilados importados. Caipirinha, só se for com cachaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário